quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Como surgiu o Prêmio JABUTI???

Com certeza é almejado por todos os escritores... Eu mesma sou louca por um rs...

Tudo começou em meados de 1957, quando o mercado editorail andava repleto de desafios e com recursos muito escassos.

Edgar Cavalheiro, na época presidente da Câmara Brasileira do Livro, commandou discussões juntamente com o secretário Mário da Silva Brito, além de outros membros da diretoria do biênio 1955 - 1957 interessados em premiar autores.

Diaulas Riedel foi quem confirmou a escolha da figura do jabuti para nomear o prêmio e a realização do concurso e o escultor que venceu o concurso para confeccionar a estatueta foi Bernardo Cid de Souza Pinto.

Em 1959 em solenidade simples foi realizada a primeira premiação no auditório da antiga sede da CBL na avenida Ipiranga.

Foram laureados autores como Jorge Amado, na categoria Romance, pela obra "Gabriela, Cravo e Canela". A Saraiva ganhou o prêmio de Editor do Ano.





Por que um JABUTI???



Bom pelo ambiente cultural e político da época, influenciado, sobretudo, pelo modernismo e nacionalismo, pela valorização da cultura popular brasileira nas raízes indígenas e africanas, nas suas figuras místicas, símbolos seculares carregados de sabedoria e experiência de vida e legados de uma geração à outra. Silvio Romero, Mário de Andrade, Monteiro Lobato e Luís de Câmara Cascudo, entre o final do século XIX e início de século XX, foram pioneiros na pesquisa, no estudo e na divulgação dessa rica cultura popular.

E foi Monteiro Lobato, provavelmente, o mais prolífico na recriação literária das histórias desses personagens meio enigmáticos, meio reveladores e sempre sedutores do folclore nacional. Um desses personagens da literatura infantil de Lobato é, como se sabe, o jabuti. O pequeno quelônio, já familiar no imaginário das culturas indígenas tupi, ganhou vida e personalidade nas fabulagens do autor das "Reinações de Narizinho", como uma tartaruga vagarosa, mas obstinada e esperta, cheia de truques para vencer obstáculos, para enganar concorrentes mais bem dotados e chegar na frente ao fim da jornada. Com essas credenciais, ganhou também a simpatia e a preferência dos dirigentes da CBL. Eles o elegeram para inspirar e patrocinar um prêmio para homenagear e promover o livro.
Mais informações interessantes sobre este maravilhoso prêmio é só visitar o site logo abaixo...

Fonte
Quem quiser participar...


7º Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura 2011 – Inscrições

Estão abertas as inscrições para o 7º Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura. O prêmio vai contemplar o escritor vencedor com R$ 150.000,00, um dos maiores prêmios da literatura brasileira.

A cidade de Passo Fundo (RS) é considerada a capital nacional da literatura e a premiação acontece desde 1999. O cantor Chico Buarque, que concorreu com o romance Budapeste, foi o vencedor da edição de 2005.

Nesta edição podem concorrer romances escritos em língua portuguesa, publicados entre junho de 2009 e 31 de maio de 2011. Cada escritor pode concorrer com apenas um romance. O resultado será anunciado no dia 22 de agosto de 2011, no Circo da Cultura, em Passo Fundo. Para participar é obrigatório entregar seis exemplares do mesmo romance.


Para obter todas as informações necessárias, acesse www.jornadadeliteratura.upf.br ou entre em contatos pelos telefones (54) 3311-5411 e 3316-8368.


Fonte