quinta-feira, 10 de março de 2011

Crise Ética

"De acordo com o Dicionário Michaelis, ética é "parte da Filosofia que estuda os valores morais e os princípios ideais da conduta humana. É ciência normativa que serve de base à filosofia prática".

Segundo Miguel Reale "a ética é a parte da filosofia que tem por objeto os valores que presidem o comportamento humano em todas as suas expressões existenciais". E acrescenta que a ética "se põe sempre como uma instância superior, à qual se subsumem a moral, como teoria das normas de conduta que emergem dos usos e costumes". (http://www.miguelreale.com.br/artigos/veticam.htm).

Vivemos uma crise ética. Vivenciamos uma crise de valores em nossa sociedade.

Milhões de reais foram gastos nas festas e desfiles carnavalescos, mas o mesmo investimento não foi feito em prol das vítimas de tragédias naturais ocorridas recentemente, citando-se a região serrana do Rio de Janeiro, como exemplo.

Casais gastam fortunas na tentativa de gerarem um filho (muitas vezes fazendo uso de esperma ou óvulos de terceiros), enquanto milhares de órfãos aguardam por um gesto de amor nos orfanatos.

Lutas pelo reconhecimento das uniões homossexuais proliferam, enquanto a família brasileira se deteriora cada dia mais.

Precisamos de uma reforma, urgentemente. Temos que resgatar os valores éticos. Mas, como saber o que é certo ou errado? Como resgatar esses valores antes que a humanidade pereça chafurdando num poço de degradação moral e social? A resposta que julgo mais adequada: devemos recorrer aos preceitos da Palavra de Deus. Somente ela é capaz de nos mostrar o caminho da retidão, da ética, da moral e da justiça.

A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho.
Salmo 119:105

Deus Único e Eterno: tenha misericórdia de nós!

Pr. Nill. "

Pastor Nill, advogado e ex-integrante do grupo Dominó.