terça-feira, 5 de abril de 2011

Socorro (Arnaldo Antunes)


Socorro!
Não estou sentindo nada
Nem medo, nem calor, nem fogo
Não vai dar mais pra chorar
Nem pra rir...

Socorro!
Alguma alma mesmo que penada
Me empreste suas penas
Já não sinto amor, nem dor
Já não sinto nada...

Socorro!
Alguém me dê um coração
Que esse já não bate nem apanha
Por favor!
Uma emoção pequena, qualquer coisa!
Qualquer coisa que se sinta...
Tem tantos sentimentos
Deve ter algum que sirva
Qualquer coisa que se sinta
Tem tantos sentimentos
Deve ter algum que sirva...

Socorro!
Alguma rua que me dê sentido
Em qualquer cruzamento
Acostamento, encruzilhada
Socorro! Eu já não sinto nada...

Socorro!
Não estou sentindo nada [nada]
Nem medo, nem calor, nem fogo
Nem vontade de chorar Nem de rir...

Socorro! Alguma alma mesmo que penada
Me empreste suas penas
Eu Já não sinto amor, nem dor Já não sinto nada...

Socorro!
Alguém me dê um coração
Que esse já não bate
Nem apanha
Por favor!
Uma emoção pequena qualquer coisa!
Qualquer coisa que se sinta...
Tem tantos sentimentos
Deve ter algum que sirva
Qualquer coisa que se sinta
Tem tantos sentimentos
Deve ter algum que sirva...




O significado da palavra AMOR


São exatamente 16:30 (4 de abril) e de repente me peguei pensamento no significado da palavra amor. O que essa palavrinha com 4 letrinhas significa afinal de contas?

Sabemos que ele é longânimo “O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; TUDO sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” I Coríntios 13. 4-7.

Sim nestes quatro versículos está a descrição correta do significado do amor. Nunca paramos para pensar na profundidade destas palavras não é mesmo? Renato Russo fez uma junção maravilhosa deste capítulo de Coríntios com o poema de Luis Vaz de Camões “O amor é fogo que arde sem se ver; É ferida que dói e não se sente; É um contentamento descontente; É dor que desatina sem doer...”

Os mais famosos poetas já diziam isso, Gabriel Chalita escreveu “Pedagogia do Amor” quem não leu, leia! É bárbaro!

Como explicar um sentimento tão puro, lindo e marcante? É a essência da vida, a luz da alma... O amor é o combustível do ser humano.

Nada que façamos sem amor vai para frente, como cuidar de uma planta, sorrir quando vir um bichinho, ajudar ao próximo sem esperar nada em troca... É tão difícil amarmos alguém hoje em dia, as pessoas não param nem para responder o seu bom dia.

Tive uma experiência horrível se não me engano semana passada ou retrasada. Todos os dias ao chegar em meu serviço cumprimento todos que estão na recepção em alto e bom som, com um sorriso e tal e dificilmente escuto a resposta, sempre foi assim, então a gota d’água foi que o “segurança” da recepção olhou para o meu rosto, abaixou a cabeça e voltou a ler a revista ou jornal que tinha entre os dedos... Bastou, agora passo por ele e não o cumprimento mais, me sinto mal fazendo isso, mas cansei de tanta falta de educação. Daí eu me pergunto “Mirian, onde está o AMOR ao próximo?” Viu só? Se eu quero fazer a diferença e viver o amor em toda a sua plenitude preciso engolir este orgulho bobo e voltar a cumprimentar, hoje pela manhã já o cumprimentei, mesmo que eu fique com cara de tonta e cumprimente as paredes todos os dias preciso mostrar para ele que eu sou diferente, que sou educada e que independente da atitude dele o amor que sinto pelo meu próximo é maior que a ignorância dele. Compreendem como é dificílimo amarmos aos outros como a nós mesmos?

Enfim, o amor só serve para trazer alegria, procure sorrir mais, ser mais simpático, educado... O semblante muda, a vida muda, o mundo muda. Quando digo para sorrir mais é sorrir com a alma, com todo o seu ser, como uma criança que é extremamente sincera em suas descobertas e atitudes.

Amar é amar o verdadeiro sentimento não dar brecha para o ciúme que mata o amor, existe um dito popular que diz “O amor é uma flor roxa que nasce no coração do trouxa”, não concordo, mas se as pessoas te consideram trouxa, brega, antiquado por demonstrar o seu amor, problema de quem acha isso, se quiserem me chamar com estes nomes pejorativos que me chamem, nunca vou deixar de ser feliz, de expressar minha alegria e meu amor para não parecer tola... Que se dane... Sempre foi assim e sempre será, não tem como mudar faz parte da vida!

Então, da próxima vez que for cumprimentar aquele vizinho azedo que não olha na sua cara, deixe que ele se sinta mal com a própria atitude, cumprimente com um lindo sorriso no rosto, diga “Bom dia” olhando nos olhos dele, você, se sentirá feliz e ele também, pode não demonstrar, mas vai gostar da sua reação.

São as pequenas coisas que tornam as granes inesquecíveis e fantásticas...

Exercite o seu amor, ame o seu próximo!