segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Pare de fumar agora!



Quem fuma 15 cigarros por dia tem sua vida reduzida em média 5 anos e quem fuma 20 cigarros por dia tem a probabilidade 20 vezes maior de desenvolver câncer de pulmão.
Sabia que o fumo é responsável por 30% das mortes por câncer; 90% das mortes por câncer no pulmão; 97% do câncer na laringe; 25% das mortes por doença do coração; 85% das mortes por bronquite e enfisema; 25% das mortes por derrame e por 50% dos casos de câncer de pele... Já havia reparado em como o cigarro é prejudicial?
Pessoas fumantes estão propensas a desenvolverem doenças cardiovasculares e as grávidas fumantes têm filhos com o dobro de probabilidade de contrair pneumonia ou bronquite no primeiro ano de vida.
Um fumante tem 20 vezes mais chance de desenvolver bronquite crônica e enfisema pulmonar, tem sete vezes mais chances de desenvolver úlceras e câncer de estômago e agrava doenças crônicas como hipertensão, diabetes, colesterol alto, cardiopatias, doenças vasculares e pulmonares.
Uma curiosidade: você sabia que o fumo pode deixar a pele do rosto acinzentado, dentes escuros e dedos das mãos amarelos?
Uma mulher fumante tem risco maior de se tornar estéril, desenvolver câncer de colo do útero, menopausa precoce (em média dois anos antes) e dismenorréia (sangramento irregular).

Algumas dicas para largar o vício:

Parada imediata:
— Escolha a data e para não ser tão traumático faça planos para distração e relaxamento.

Parada gradual:
— Reduzir o número de cigarros gradativamente.
— Adie a hora do primeiro cigarro do dia.
— Avise as pessoas próximas que está parando de fumar e peça com firmeza que não lhe ofereçam cigarros.
— Saia do sedentarismo comece a praticar exercícios e faça caminhada.
— Não tome bebidas alcóolicas e nem café, pois “pedem” um cigarro.
— Beba no mínimo 2 litros de água por dia.
— Identifique as situações que o levam a fumar e então mude sua rotina.
— Escove os dentes logo após as refeições.
Vai pensar duas vezes antes de se intoxicar novamente?