terça-feira, 6 de março de 2012

Dietas... Escolha a sua!

Bem nem toda a dieta é totalmente benéfica para a saúde, abaixo 10 dietas conhecidas a desvendar seus segredos...

1 – Da proteína (baixo carboidrato, Dr. Atkins) Possui gorduras saturadas (ruins) em excesso, naturalmente presentes nas carnes e nos frios que podem ser consumidos à vontade. Como não restringe quantidades, quem faz a dieta não aprende a comer adequadamente.

2 – South Beach Inicialmente o emagrecimento é rápido. Existe uma preocupação com os tipos de gorduras consumidas e dá ênfase às monoinsaturadas (óleo, azeite, peixe, etc), mas nem por isso é equilibrada, pois restringe muitos alimentos.

3 – Do Dr. Ornish Prega a restrição severa das gorduras, inclusive monoinsaturadas e libera o consumo apenas de frutas, vegetais e grãos integrais, leguminosas, pouco acuar e farinha branca.

4 – Dos shakes A substituição das refeições por shakes tira o prazer do consumo e não ensina a pessoa a comer adequadamente. Dá um empurrão a curto prazo, mas a pessoa deve ser orientada por nutricionistas, pois pode voltar a ganhar peso.

5 – Dos pontos Permite que se consuma qualquer tipo de comida, sem proibições, respeitando o total de pontos. Se não for acompanhada, a dieta pode se tornar desequilibrada.

6 – Colorida Quanto mais colorido for o prato, maior será a presença de nutrientes no organismo. Sem a orientação profissional pode-se ter um excesso de calorias e um desequilíbrio nas quantidades de cada item a ser consumido.

7 – Do tipo sanguíneo São quatro dietas para cada um dos tipos sanguíneos. Dependendo da classificação, ela restringe determinados produtos que são importantes para a saúde. Mas ainda não possui embasamento científico.

8 – Do Mediterrâneo Pode ser rica em gorduras monoinsaturadas, auxilia no controle do colesterol e na prevenção de doenças cardiovasculares. É rica em frutas, verduras, legumes e grãos. No entanto, é preciso tomar cuidado com as quantidades, já que as gorduras, mesmo as monoinsaturadas, apresentam alto teor de calorias.

9 – Da Sopa Pode ser utilizada por um espaço de tempo restrito para incentivar a perda de peso. O regime é desequilibrado e não atende às recomendações de nutrientes.

10 – Ortomolecular A idéia dessa dieta é boa: alimentos integrais, frescos e orgânicos. Dependendo da carência de nutrientes, pode precisar de suplementação. Mas deve-se reduzir o tamanho das proporções.

Agora com estas poucas dicas fica mais fácil optar por uma dieta mais equilibrada!

Preparando uma lancheira saudável...

Você deve pensar todos os dias: o que enviar de lanche para os pequenos? A resposta é simples, prática e básica. Primeiro precisa pensar em uma alimentação nutritiva, forte e saborosa. Proporcionar hábitos alimentares saudáveis desde criança ajuda a prosseguir com o mesmo costume na vida adulta.

Não é muito recomendável enviar salgadinhos prontos, eles contêm muito sódio, açúcar e gordura. Dê sempre preferências aos lanches naturais e com fibras.

Um lanche saudável não restringe apenas ao quesito peso, mas também ajuda na concentração e disposição, além disso, é importante pelo estilo de vida das crianças atualmente, já que não podem mais brincar na rua de correr, pular, escorregar, subir em árvores e queimar calorias, elas ficam mais em casa e suas atividades resumem-se apenas nos jogos eletrônicos, causando desta forma a obesidade.

Fora todos estes problemas existem outros piores como o aumento do colesterol ruim (LDL) na corrente sanguínea e triglicérides.

Somente com hábitos alimentares saudáveis desde os primeiros anos de vida, sabendo distinguir o que é doce, mas doce de uma fruta e não de um biscoito recheado, acostumada com uma alimentação rica em nutrientes desde cedo é que a criança conseguirá manter este padrão ao longo da vida.

Um pequeno cardápio...

Segunda-feira – Opção 01 - uma caixinha de vitamina, uma bisnaguinha com requeijão.
Opção 02 – um suco de manga, quatro bolachas cream cracker, salada de frutas.
Opção 03 – uma caixinha de achocolatado, uma bisnaguinha com peito de peru, uma ameixa vermelha.

Terça-feira – Opção 01 – uma caixinha de suco concentrado, um sanduíche com queijo branco (pão de forma), uma pêra.
Opção 02 – limonada, um sanduíche (pão de forma com uma fatia de queijo branco e alface picado), melancia picada.
Opção 03 – suco de laranja, três bolachas sem recheio, um queijo processado, meia maçã.

Quarta-feira – Opção 01 – uma garrafinha de leite fermentado, um minibolo, uma goiaba.
Opção 02 - suco de caju, uma bisnaguinha com requeijão, um cacho pequeno de uva.
Opção 03 – uma caixinha de água de coco, um sanduíche (pão de forma com queijo branco e tomate picado), uma pêra.

Quinta-feira – Opção 01 – uma caixinha de suco concentrado, três bolachas sem recheio, um queijo processado.
Opção 02 – garrafinha de leite fermentado, um minibolo, uma goiaba.
Opção 03 – suco de abacaxi, um sanduíche (pão de forma, uma fatia de peito de peru, requeijão e alface picado), fatias de manga.

Sexta-feira - Opção 01 – uma caixinha de achocolatado, uma bisnaguinha com peito de peru, uma ameixa vermelha.
Opção 02 – uma caixinha de suco de soja, uma fatia de bolo de chocolate, uma maçã.
Opção 03 – um iogurte sabor morango, três torradas com geléia e um pêssego.


Sobre o tempo...

Não! Não estou me referindo à música do “Nenhum de nós” estou me referindo mesmo ao tempo, sabe este tempo que estamos acostumados a passar por ele sem presenciá-lo de fato.

Bem, as idéias surgem geralmente no café da manhã enquanto estou na mesa com minhas amigas, os assuntos vão surgindo e deixando reflexões em minha cabeça e quando volto para a sala preciso colocá-las no papel para depois em casa, postá-las no blog.

Bem, quando eu era menor o tempo passava mais devagar, os dias demoravam mais, eu estudava na parte da manhã, depois a parte da tarde estendia-se e a noite era longa e agradável. O tempo era mais duradouro, as pessoas aproveitavam mais, tinham mais tempo para conversar, ver os amigos e descansar. Não pensavam apenas em dinheiro e a vida parecia ser mais fácil...

Conforme o tempo foi passando, fui crescendo e adquirindo mais responsabilidades, nunca me imaginei cuidando do sustento de uma casa tão cedo, mas a vida nos prega peças incríveis não é mesmo?

Bem, até pouco tempo não notava avanços tão rápidos no decorrer do dia. Foi depois de um terremoto muito forte que aconteceu em 2006 mais ou menos que tudo mudou. Não lembro exatamente o ano, sei que li algo na revista Época sobre o eixo da Terra ter se deslocado um pouco com o terremoto que acabou terminando no Tsunami. O Tsunami nada mais foi do que um terremoto fortíssimo que começou bem fundo na crosta terrestre e que mudou o eixo da Terra e daí conforme os tremores se intensificaram gerou a enorme onda no mar.

O que estou querendo dizer com isso? TUDO!!! Sim, foi por conta deste tremor que mudou o eixo da Terra e avançou alguns milésimos de segundos do tempo... Parece filme de ficção científica não é mesmo? Mas este pouco que foi alterado serviu para diminuir nosso tempo.

E se pararmos para perceber veremos que realmente de lá para cá o tempo nos dá a sensação de “passar mais rápido” e está passando mesmo!

Vejam só, hoje já é dia 05 de março de 2012, praticamente estamos no meio do ano, este mês entramos no outono. Já reparou que loucura?

Não temos tempo mais para nada... Trabalhamos a semana toda, não temos tempo de sair, conversar com os amigos e familiares, não podemos passear e nem perder tempo sem fazer nada em uma tarde agradável... Isso é falta de tempo.

Lembro que depois do banho quando eu morava em Suzano nos idos de 1987 mais ou menos, meu pai e minha mãe ficavam no portão durante a noite, me deixavam brincar na calçada enquanto estivessem no portão e ficava ali bastante tempo, lembro que a novela da época era “Mandala” rs...

Estão vendo só? Quantos pais hoje em dia tem oportunidade de ficar em casa no início da noite vendo os filhos correrem na rua? Quantos pais podem chegar em casa depois de um dia de trabalho e aproveitar o aconchego do lar? Hoje os pais chegam tarde, correndo, estressados e mal tem tempo de olhar no rosto dos filhos, muitos quando chegam em casa encontram os filhos dormindo já, ou, o levam dormindo para a escola e quando o buscam, voltam dormindo, no caso das crianças que ficam tempo integral.

Onde foi parar o tempo? O precioso tempo?

O tempo está escasseando, acabando, logo logo viveremos apenas para trabalhar e dormir. Não teremos mais tempo para reuniões informais com amigos, nem festas, aniversários, passeios, parques ou viagens. Conseguem imaginar um mundo assim de seres humanos robotizados? Pois é... Será uma triste realidade para todos...

Enquanto aguardamos o fim do tempo tentamos aproveitar o resto do mesmo...