quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Duologia TOC em mim! - Tânia Gonzalez

TOC em mim! Aproximação
 
Todos já sabem que amo os livros da Tânia Gonzalez e sabem também que faz muito tempo que não comento sobre nenhum deles por aqui, de todos que já li, acho que só falta a resenha de um, preciso olhar meus arquivos para ter certeza.
 
Demorei bastante para escrever sobre esta duologia porque queria ler os dois para comentar junto rs... Quando terminei o primeiro fiquei doida de vontade de saber o que iria acontecer com o Adriel e a Mariana.
 
É muito triste conviver com alguém que sofre de TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) todas as vezes que Adriel se sentia "ameaçado" precisava ir até o banheiro e lavar suas mãos no mínimo 100 vezes e ele contava para se acalmar enquanto escutava uma música clássica. Banhos também eram fundamentais para este ritual, as vezes até vestido e calçado ele entrava debaixo do chuveiro para se lavar. Não comia nada fora de casa, só em alguns poucos lugares que frequentava quando o pai ainda era vivo.
 
Depois de perder a esposa e a filha passou a ser mais recluso e solitário, não gosta de receber elogios, trata mal seus funcionários inclusive seus irmãos na empresa que são sócios, parou de ir à igreja e não acredita mais em milagres... O que fazer para ajudar?
 
A tia de Mariana trabalha com Adriel, é sua secretária e vive reclamando das grosserias dele. Curiosa em tentar mudar este quadro, Mariana, uma moça solteira, linda, sorridente e muito ativa na igreja tenta se aproximar deste empresário cheio de manias esquisitas para ajudá-lo. Suas estratégias são incríveis, balões coloridos, marshmallows e bolhas de sabão... Agora todas as vezes que vejo um biscoito de polvilho não consigo não sorrir e não me lembrar dela.
 
Amei o livro desde o primeiro capítulo, achei diferente a escrita da Tânia, está mais madura. Fiquei com vontade de esganar a Mariana em muitos momentos e fiquei com "raiva" do Adriel ser tão grosso e chato, porém existem bons momentos dos dois juntos tentando uma aproximação...
 
 
TOC em mim! Pequenas Conquistas
 
Na segunda parte da duologia encontramos Adriel e Mariana distantes, tudo graças a um sequestro que colocou um ponto final de vez na história deles que nunca deslanchou. Adriel vive irritado, mais estúpido com as pessoas e com o TOC mais acentuado, ele está com saudades de uma certa garota atrevida, está com medo do sentimento que parece ter despertado dentro dele e quer de todo jeito se esconder dentro de sua ostra. Mariana anda triste, meio "isolada" dos amigos, mas continua com seu ministério de coreografias e cursos na comunidade e Renan não vai perder tempo e fazer de tudo para conquistá-la... Será que ele vai conseguir desta vez? 
 
A empresa de cosméticos está a todo vapor, com produtos novos em alta no mercado, porém nada preenche o coração amargurado de um triste empresário. Ele resolve passar um tempo considerável em Campos do Jordão dificultando assim o trabalho de sua secretária que muitas vezes precisa voltar de lá sem resolver nada por ser um dia em que ele não está de bom humor.
 
Finalmente enxergamos uma luz no fim do túnel quando nossos queridos personagens se encontram em uma festa meio que "forçosamente por acaso". Bastou este pequeno pontapé inicial para nossa história tomar um rumo diferente e avançar muito.
 
Os dois conseguem se entender da maneira de Adriel e isso acaba sendo percebido por todos que estão à sua volta, ele se torna uma pessoa mais acessível, simpática e até mesmo alegre, ela voltou a brilhar como sempre, mas nem sempre tudo acontece como gostaríamos que acontecesse...
 
O final da trama é muito bom, esperado é claro e resolvido da melhor forma, o interessante é que a autora dá um chorinho depois do término dizendo como nossas personagens estão depois de um ano do acontecimento perfeito!!! Só lendo para saber do que estou falando... Recomendadíssimo!!!