segunda-feira, 25 de julho de 2016

Feliz dia do Escritor \o/

 FELIZ, FELIZ, FELIZ!!!

Fui citada em um texto no site do servidor, no mesmo texto que o Secretário da Educação José Renato Nalini também foi... Abaixo o texto na íntegra ;)

"Para comemorar o Dia Nacional do Escritor, que acontece no próximo dia 25 de julho, a Intranet Espaço Servidor vai sortear onze exemplares de livros de autores-servidores da Secretaria da Educação, sendo seis deles escritos pelo Secretário da Educação, Renato Nalini. A inscrição para o sorteio pode ser feita até o dia 24 de julho, e o resultado será divulgado na segunda-feira (25), Dia Nacional do Escritor.  

A criação da data para homenagear todos os escritores do Brasil, surgiu a partir do I Festival do Escritor Brasileiro, organizado na década de 1960 pela União Brasileira de Escritores. O festival foi realizado em um shopping center no bairro carioca de Copacabana e reuniu cerca de 170 autores de todo o País. O evento foi resultado da iniciativa do então presidente da UBE, João Peregrino Junior, contista e ensaísta, e de seu vice-presidente, Jorge Amado, um dos mais influentes nomes de nossa literatura. 

Para Wilson Levy, autor do livro "Teoria Democrática e Reconhecimento", um bom escritor é antes de tudo um bom leitor. "Para ser um bom leitor é preciso tratar o livro como uma outra pessoa. Há, portanto, uma relação de alteridade. Como um amigo, como um parceiro de trabalho ou como alguém que se deseja ter um relacionamento afetivo, ler é se deparar com o mistério da descoberta. Mistério que se ressignifica, página após página, tal como o terapeuta que desvenda a alma do paciente a cada sessão, que se apresenta na forma de uma curiosidade sobre o que motivou a narrativa, e sobre que traços do autor estão ali, à espera de serem desvelados". 

"O bom leitor – aquele que percebe este movimento – tem meio caminho andado para ser um bom escritor. Como tal, ele não despreza as regras que regem o bom vernáculo. E, sabedor dessa curiosidade atemporal que rege a relação entre escritores e leitores, elege o texto – do livro – como o intermediário para se desnudar diante do mundo. Não sem antes testar o olhar desse leitor, como se cada pequeno prazer vindo da leitura fosse uma somatória de recompensas pelo esforço despendido", completa Levy. Ele acredita que por trás de cada livro existe uma alma por ser descoberta e vista como um espelho da nossa alma. "Por trás de cada livro, um convite generoso para novas paragens, novos horizontes, novas vidas, novos sonhos, novos desejos, para os novos escritores", diz.

De acordo com o Secretário da Educação, Renato Nalini, ao escrever estamos nos mostrando por inteiro, ainda que tenhamos um percurso a seguir, que tenhamos planejado um roteiro. "Quando você percebe, a imaginação toma conta da sua missão e, a partir daí, você se redescobre, encontra facetas que ignorava ou não tinha consciência que possuía tamanha capacidade de percepção e aptidão para se exprimir. É como se você fosse buscar no recôndito da sua consciência, impressões que talvez não conseguisse verbalizar", diz.

Para a autora Mirian Fidelis Guimarães é preciso insistir para ser escritor. "Uma coisa que aprendi nesta caminhada árdua é que não se pode desistir, o mercado editorial é muito competitivo e injusto, livros maravilhosos são engavetados por falta de patrocínio. É uma indústria meio injusta, mas, agora, com auto publicações é muito simples publicar um livro. Não me arrependo de nada que aconteceu durante meu início, acho que tudo foi válido, aprendi muito e tenho aprendido mais a cada dia. Meu conselho para os novos escritores é: não desistam nunca"."